A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou nessa segunda-feira (18) um alerta sobre o aumento considerável de notificações de casos suspeitos de dengue, em Campos Altos/MG. Nas últimas quatro semanas foram 22 notificações.
A SMS aproveitou para pedir a colaboração da população para redobrar os cuidados e evitar um risco de epidemia de dengue na cidade. Além da doença, o mosquito Aedes aegypti também transmite zika, chikungunya e febre amarela.
O paciente que apresentar os sintomas característicos, como febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas, deve procurar um posto de saúde ou unidade para atendimento médico, onde será solicitado o exame para constatação da dengue.
Denúncias de lotes e terrenos sujos podem ser feitas através do telefone (37) 9 9191-1137, junto ao fiscal de postura e tributos do município.
Cuidados para evitar o Aedes aegypti
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso tampar as caixas d’água; manter os lixos fechados; utilizar areia nos vasos de plantas; não jogar lixo em terrenos baldios; deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo; não deixar água acumulada na laje, pneus e outros materiais. São pequenas ações que devem ser realizadas por todos no combate ao Aedes aegypti.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.